Skip to content

O problema de levar jogadores fracos para a Copa, é que voce pode acabar sendo obrigado a utilizá-los…

junho 7, 2010

Estava almoçando e assistindo o jogo do Brasil contra a Tanzânia, o placar estava em 4×0, quando ouço uma conversa na mesa ao lado, que era composta por quatro mulheres claramente nao conhecedoras de futebol. Um diz: “Caramba! 4×0 pro Brasil, contra quem é mesmo?”, outra responde: “Acho que é um time da africa, tan tan, é Tanzânia…” e uma terceira completa: “Ah aí nao vale tambem né?!”.  Acho que só esta simples conversa já demonstra o quanto o resultado é inútil e nao necessita de análise, mas é aí que mora a verdade, afinal de contas, quando uma pessoa que nao sabe nada nota que tem algo de errado, imagine o que os especialistas estao dizendo…

É exatamente por este caminho que iremos. Qualquer um notou que os volantes brasileiros sao desesperadores. Felipe Melo e Gilberto Silva deram um show de passes errados, nao somente contra a Tanzania, como tambem contra o péssimo Zimbabue. Imagine essa porcentagem de passes errados contra Portugal, precisando vencer pra se classificar, ou até mesmo em um jogo contra a Argentina ou Holanda, que jogam com 4 jogadores bem ofensivos no campo do adversário. Para piorar um pouco, Michel Bastos joga mal e deixa um espaço enorme no setor esquerdo brasileiro, exatamente por onde jogam Robben e Messi… Já começo a imaginar um massacre só pelo lado esquerdo de nossa defesa. Mas calma temos reservas, afinal de contas, sao 23 jogadores convocados nao apenas 11! Piorou…

Ao invés de Dunga pensar em um elenco realmente forte e que tenha susbstitutos, ele levou os jogadores que confia e agora vai pagar o preço. A dupla reserva de volantes é até aceitável, isto se voce desconsiderar que o Klerberson existe (ou seja, menos um jogador util no time) e usar o Ramires como 2º volante. Ele tem uma saída de bola MUITO superior a do Felipe Melo, além de chegar melhor ao ataque e saber finalizar de um modo decente. Aí vem a pergunta mais importante do universo, nao seria melhor ter o Ramires como um 2º volante, apesar de ter menos força fisica do que o Felipe Melo, mas ter a opçao de Gansou o Ronaldinho como meias? Ou mesmo convocar o Elias, que tá jogando muito no Corinthians e tem um passe excelente? Se voce imaginar a pior da hipóteses, digo por falta de jogador e nao de qualidade, o Elano poderia fazer este segundo volante. Portanto, escalar o Felipe Melo é burrice, mas o Dunga vai continuar até ele fazer uma besteira absurda e isto custar muito caro para a equipe, mas mesmo assim duvido que o Dunga dê o braço a torcer…

Gilberto Silva é um milagre do futebol. Nunca foi nada alem de regular, isso no auge de sua carreira, e conseguiu ir pra 3 Copas e ainda ir como titular. Nao consigo entender como isto funciona. Um cara que erra passe de 5 metros faz 8 anos, nao vai virar genial e jogar tipo o Falcao da noite para o dia, pode esquecer. O Josué é bom e joga bem defensivamente, mas tem 1,69 de altura e é o mais baixo da seleçao. Num jogo de força e pegada, ele fica pra trás e agente sabe disso, tanto sabe que ele acabou caindo pra reserva do Wolfsburg quando os jogos importantes chegaram. Obvio que aí nao posso negar, sou fã do Pierre, que tambem é baixinho, entao vou acabar aceitando o Josué, mas nao o tenho como soluçao pra posiçao do milagre Gilberto Silva. Já ouvi dizer, e concordo, que o Gilberto Silva é o Mauro Silva de 94 e o Felipe Melo, o Dunga. Acho uma injustiça com o Mauro Silva e com o Dunga… Verdade seja dita, eles nao eram geniais, mas nao eram tao bizarros como estes volantes titulares.

O Michel Bastos eu protegi e achei que era um bom lateral, queimei a lingua… Já estou vendo que esta posiçao vai dar dor de cabeça, entao vou simplificar: cade o Marcelo, do Real Madrid? Mesmo que o Michel Bastos fosse convocado, o Gilberto nao deveria ter sido. Ele sumiu por 2 anos do futebol e voltou como meia no Cruzeiro. Pra resumir, eu fui contra convocar o Roberto Carlos, nunca duvidei do seu preparo, mas acho que seu ciclo na Seleçao já foi, tendo ou nao culpa no gol do Henry. Ou seja, o problema nao está no Michel Bastos em si, mas sim em sua titularidade, já que o Gilberto nao é lateral nem do próprio time que joga.

Cá entre nós, sabemos que o Dunga é sortudo e pode acabar levando a Copa com sete resultados de 1×0 ou 2×1. É possível e ai de quem duvidar, mas que esta Seleçao me da calafrios, isso dá. Eu hoje cheguei a parar e pensar se iremos passar da fase de grupos. Parece absurdo, eu sei, mas nao sei como esse time vai jogar, é muito imprevisível… Ainda estou tentado a achar que este título virá. Vai ser feio, vai ser chato e vai ser sofrido, bem parecido ao de 1994, mas virá.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: